quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Corrupção “FORA” da política

Somos acostumados a falar e discutir a famosa corrupção na política, leis que combatem tamanha infração e concluímos quão isso nos incomoda como cidadãos. Nada disso está errado partindo do princípio que gostaríamos de viver em um país onde os políticos são honestos. Mas e nós?


Esta é a questão a ser discutida agora, e nós enquanto sociedade, somos honestos ou corruptos? Várias situações podem nos induzir a reflexão, algumas delas por exemplo está presente no cotidiano. Vejamos:
  1. Ônibus cheio, você trabalhou/estudou o dia inteiro está sentado. Sobe uma PRIORIDADE. Você finge demência? Finge que dorme? Baixa a cabeça pra mexer no celular?
  2. Banco lotado com filas quilométricas. Mas a fila da prioridade tá bem menor. Você já deu aquela escapadinha pra fila que não lhe convém? Coisa besta não é?
  3. INSS, conheço pencas de histórias. Dar aquela piorada na doença? Falsificar laudo apenas pelo dinheirinho que é do governo, logo é teu?
  4. Tem também o troco errado. recebeu o troco errado, viu que tinha a mais e não foi devolver?
  5. Carteirinha de estudante falsificada? Quem nunca pra entrar no Mormaço ou no Biruta? 
  6. CD e DVD pirata, aaaaah
  7. Compra de CNH
  8. Fazer hora no trabalho…


É meus amigos aqui estão  alguns pouquíssimos casos de corrupção no cotidiano e que não são feitos apenas por políticos. Mas vamos entender, o que é a corrupção?
“Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.”
Agora cientes do que é este “jeitinho brasileiro”, eu vos pergunto: Quem é corrupto? O político? Você? Ou ambos? Conveniente julgar e apontar o dedo para o outro não é? Mas e você? Quem você é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário